INSS vai refazer perícia de 16 mil segurados baianos

Pouco mais de 16 mil beneficiários baianos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez - concedido através de medida judicial - terão de fazer uma nova perícia médica. A medida foi anunciada pelo presidente do órgão, Mauro Luciano Hauschild. O objetivo é verificar se o auxílio ainda deve ser mantido para tais segurados.
Cada uma dessas pessoas deve começar a receber, entre o fim de maio e o início de junho, uma carta do INSS convocando para fazer a reavaliação. A assessoria de imprensa do órgão na Bahia disse que a operacionalização destas perícias ainda não foi totalmente definida. Não se sabe, também, se as agências precisarão trabalhar em esquema de plantão, com horários especiais, para atender a esta demanda.
O presidente do INSS, Mauro Luciano Hauschild, explicou que as novas perícias são necessárias para que não haja pessoas recebendo o benefício sem necessidade. “Em algum momento, a incapacidade reconhecida pelo juiz cessa. Por isso, temos que reavaliar esse segurado. Se constatarmos que ele não tem mais a incapacidade, encaminhamos esse resultado ao juiz e ele é quem vai decidir se cessa o benefício ou faz uma nova perícia com peritos judiciais”.

Fonte: RBN.


Nenhum comentário:

Postar um comentário