Bahia é terceiro estado em denúnias de violência contra a mulher


A Bahia é o 3º lugar no país em número de chamadas ao Serviço 180, telefone para casos de denúncias de violência contras mulheres. Para reverter essa realidade, o Ceafro, um programa de extensão do Centro de Estudo Afro-Orientais (CEAO) da Universidade Federal da Bahia (UFBa) lançou nesta quarta-feira (23), em Salvador, uma campanha pública contra a violência às mulheres negras baianas.
A campanha faz parte do projeto Encruzilhada de Direitos – Raça, Gênero e enfrentamento à Violência Contra as Mulheres Negras na Bahia, coordenado pela socióloga Vilma Reis e desenvolvido há 26 meses em 15 territórios baianos, com o apoio da da Superintendência de Políticas para as Mulheres da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade (Sepromi). Na ocasião foi lançado também o Dossiê da Violência Contra as Mulheres na Bahia, uma pesquisa desenvolvida de janeiro de 2009 a março de 2010, nos jornais A Tarde, Correio da Bahia e Tribuna da Bahia. No estado foi criada uma Rede de Atenção para Mulheres em Situação de Violência, que atua em 22 dos 26 Territórios de Identidade da Bahia.
A Rede é formada por diversas instituições a exemplo do Ministério Público, Defensoria Pública, Varas Especializada nos casos de Violência contra a Mulher, Delegacias de Atendimento a Mulheres, Casas Abrigo, Centros de Referência, Redes Municipais de Serviços e os conselhos municipais de direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário