Fraudes na Previdência Social: Polícia Federal cumpre mandados de prisão em Ilhéus

A Polícia Federal de Ilhéus, no sul da Bahia, realizou na manhã desta quinta-feira (14), a 'Operação Radar', para o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão, na Agência da Previdência Social local e nas residências de possíveis envolvidos, com o objetivo de colher provas no interesse de inquérito policial que apura fraudes contra a Previdência Social. A ação é resultado de investigação conjunta do Ministério da Previdência Social, PF e Ministério Público Federal.
A operação foi iniciada a partir de uma denúncia recebida pela Polícia Federal em maio/2010, dando conta de que um servidor da Agência de Ilhéus estaria atuando irregularmente na intermediação e concessão de benefícios de várias modalidades, principalmente pensão por morte, benefícios assistências e auxílio doença, mediante o recebimento de propina.
As investigações apontaram ainda a possível atuação de quadrilha, com participação de membro de etnia indígena, que se utilizava de documentação falsa, inserção de dados fictícios nos sistemas da Previdência Social e de documentos com dados inverídicos para a obtenção de benefícios indevidos, inclusive para familiares.
Os possíveis envolvidos na fraude serão intimados pela Polícia Federal a prestarem depoimentos para esclarecimento dos fatos. Participaram da operação 30 policiais e 07 servidores do Ministério da Previdência Social, que desarticulam mais um grupo organizado que estaria praticando irregularidades contra a Previdência Social.
As investigações chegaram ao possível envolvimento de 06 pessoas, sendo que as irregularidades remontam ao ano de 2003. Estima-se que o prejuízo causado aos cofres públicos ultrapasse R$ 500.000,00, o que deverá ser comprovado com a revisão dos benefícios considerados irregulares.
O nome da operação é uma alusão ao acompanhamento das ações fraudulentas, via sistemas, efetuado pela Polícia Federal. Se comprovadas as irregularidades, os envolvidos poderão responder pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica, falsificação de documentos e formação de quadrilha, com penas que podem chegar a seis anos de reclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário