Justiça condena ex-governador de Roraima a 16 anos de prisão

O ex-governador de Roraima Neudo Ribeiro Campos (PP) foi condenado a 16 anos de prisão por crimes contra a administração pública, em razão de um suposto esquema que ficou conhecido como "gafanhotos". A decisão é de primeira instância e cabe recurso.
Ele é suspeito de comandar um esquema de desvio de dinheiro, no período em que foi governador, entre os anos de 1995 e 2002. É acusado de peculato e formação de quadrilha.
Aproximadamente R$ 70 milhões teriam sido desviados dos cofres públicos, com a inclusão de funcionários fantasmas na folha de pagamento do Departamento Estadual de Estradas e Rodagem e da Secretaria de Administração.
Na sentença, o juiz Helder Girão Barreto, da 1ª Vara Federal em Boa Vista, apontou que "o réu cometeu diversos crimes de peculato desviando milhões de reais do erário público tudo em troca de apoio político e para fins eleitorais".

OUTRO LADO
Campos nega que tenha cometido irregularidades durante sua gestão. Afirma que é "vítima de uma perseguição pessoal do juiz Girão Barreto, de quem é inimigo há anos".
O político também se disse vítima de uma conspiração política, "já que a qualquer momento pode assumir o governo de Roraima".
Ele ficou em segundo lugar nas eleições de 2010 e pede na justiça a saída do governador Anchieta Júnior (PSDB), que teve o mandato cassado em fevereiro deste ano pelo Tribunal Regional Eleitoral, por suposto abuso de poder político e econômico.
Campos disse que vai recorrer da decisão no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, e que vai arguir a suspeição do juiz no mesmo tribunal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário